As linhas de actuação estratégica do Centro Qualifica COMENIUS seguem três princípios fundamentais:

PRINCÍPIO 1 – Os activos empregados/desempregados que, ao longo das carreiras profissionais, adquirem e desenvolvem competências em contexto de trabalho, têm o direito de ver reconhecidas essas competências e obter a respectiva certificação formal. As empresas são um contexto de aprendizagem de competências, nomeadamente técnicas, sendo que a União Europeia defende que os seus Estados Membros disponham de mecanismos de reconhecimento formal das mesmas.

PRINCÍPIO 2 – Sendo o tecido empresarial português encarado como um contexto onde se adquirem e desenvolvem competências, ou seja, de aprendizagem, deve ser visto como um prolongamento das escolas e parceiros decisivos para a qualificação dos jovens portugueses. As empresas, onde os adultos desenvolvem diariamente as suas competências (e se ausentam do posto de trabalho para frequentarem horas de formação, frequentemente sem um diagnóstico de necessidades adequado), devem ver os seus colaboradores avaliados ao nível das competências técnicas já detidas, e reconhecido o seu papel como entidades do sistema de ensino e formação profissional.

NOTA: este papel dos empregadores como entidades do sistema de ensino e formação profissional está actualmente consagrado na lei (Decreto-Lei n.º 14/2017, de 26 de Janeiro) onde no Artº 1º, alínea 3, se pode ler: “Integram ainda o SNQ (Sistema Nacional de Qualificações), as empresas que promovam a formação dos seus trabalhadores, bem como outras entidades que concorram para o mesmo fim”.

PRINCÍPIO 3 – Não gostamos de injustiças e de ver pessoas desconsideradas por um sistema rígido e inflexível. Deparamo-nos com alguma frequência com pessoas que vêm o seu acesso limitado ao sistema de ensino, formação e qualificação português e consideramos que o trabalho de um CENTRO QUALIFICA deverá ser comprometido com estas pessoas.

Face a estes princípios as linhas de actuação estratégica são as seguintes:

1ª MISSÃO DO CENTRO QUALIFICA COMENIUS – Proporcionar o direito ao RVCC profissional aos activos empregados, na área de maior interesse e adequação vocacional e na qual detenham competências, desde que este Centro Qualifica tenha a possibilidade formal de o realizar (uma vez que nem todas as qualificações têm já disponível um processo de RVCC).

2ª MISSÃO DO CENTRO QUALIFICA COMENIUS – Colaborar com empresas em PROJECTOS DE QUALIFICAÇÃO dos seus colaboradores, proporcionando em primeiro lugar os serviços de diagnóstico e psicologia, assim como as equipas de formadores, para validação das competências detidas e estabelecimento de prioridades de formação.

3ª MISSÃO DO CENTRO QUALIFICA COMENIUS – Responder a todas as solicitações, especialmente a situações de exclusão de jovens ou adultos que não tenham resposta do sistema de formação profissional português, ou que por alguma razão estejam dele excluídos e que não tenham a atenção das instituições públicas ou de outros Centros Qualifica.